Higiene canina



O ser humano tem o hábito da higiene diária, como escovar os dentes depois das refeições, tomar banho, pentear o cabelo, usar desodorante, etc. Essa rotina é importante para manter a saúde do corpo. Da mesma maneira, os cuidados com cães são importantes para eles se sentirem confortáveis e saudáveis.


Algo que vai facilitar muito a tarefa de monitorar a limpeza do seu cão é educá-lo corretamente; você deve acostumá-lo desde filhote a tomar banho regularmente sem que isso seja uma experiência ruim.


Os banhos devem ser dados em um intervalo de uma a duas semanas. A pele dos animais é muito mais sensível do que a nossa, e possui uma camada de gordura que é essencial para a proteção. O excesso de banho em um período curto de tempo pode causar o desgaste dessa camada protetora, levando ao aparecimento de doenças de pele.


Durante o banho, fique atento à proteção dos olhos e dos ouvidos e evite a entrada de água e de shampoo nessas regiões, pois isso pode causar alguns tipos de alergia e inflamações. É recomendado colocar um pedaço de algodão parafinado nos ouvidos do seu cãozinho antes de iniciar o banho. Use sempre shampoos, condicionadores, loções e demais produtos específicos para cães. Os cosméticos desenvolvidos para animais são menos agressivos e possuem pH ideal para a pele dos cães.


A saúde bucal canina é importante para a prevenção de tártaro, que causa mau hálito, a formação de placas bacterianas e gengivite. Em casos mais graves, pode levar a infecções no estômago.



Inicialmente, pode-se escovar com uma pasta de dente própria para cães e o seu próprio dedo indicador, fazendo movimentos circulares na boca do cãozinho. Assim, ele vai entendendo aos poucos o processo. Depois de um tempo, pode-se utilizar uma dedeira ou uma escova de dente para cães.


No caso das unhas, elas devem ser cortadas regularmente, aproximadamente a cada 15 dias. Caso o cão passeie na rua com muita frequência, elas podem ser cortadas uma vez ao mês, já que o desgaste acontece naturalmente.


O melhor momento para apará-las é quando as unhas estiverem raspando o chão. Unhas excessivamente compridas podem partir-se e provocar inflamações. Existem cortadores de unha específicos para cães, porém o médico veterinário é o profissional mais indicado para cortá-las.


Muita atenção ao ergot (o “dedão” dos cães). Como ele não chega a tocar o solo, não se desgasta com tanta frequência como as outras unhas. Isto provoca um crescimento que não tem limite e, desenvolvido de forma circular, pode acabar machucando o pelo e a pele do cão.


Já a limpeza dos olhos pode ser feita após o banho. O recomendado é que essa higienização seja feita uma vez por semana. Existem produtos específicos e basta usá-los juntamente com algodão ou gaze e realizar a limpeza. O soro fisiológico também pode ser usado.


Algumas raças possuem excesso de lágrimas, que se acumulam nos olhos e nos pelos ao redor. Nesses casos, a higiene da área é ainda mais importante, pois evita infecções oculares.


Por último, as orelhas devem estar sempre limpas, livre de secreções e não ter cheiro.



Excesso de cera escura, acompanhada de odor desagradável pode indicar presença de parasitas. Atente também para a presença de pus nos condutos auditivos, que é indicativo de infecção. Neste caso, os cães costumam chacoalhar a cabeça e esfregar as orelhas com as patas, devendo ser levados ao médico veterinário.


Limpe semanalmente a parte visível (superficial) do ouvido com bolas de algodão e solução de limpeza específica para cães. Limpe apenas externamente, nunca se aprofunde no ouvido através da utilização de pinças ou cotonete.

Atenção! Como os ouvidos dos cães são muito delicados, evite passar o cotonete na parte interna, pois isso pode causar ferimentos.


Agora que você já sabe como deixar o seu cãozinho limpo e saudável, vamos mostrar no próximo post como voltar à rotina depois da quarentena sem que o doguinho sofra e tenha algum problema comportamental. Não perca!

__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.


Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.