Preparando o ambiente



A preparação do ambiente também é muito importante na adaptação dos filhotes. Na minha primeira casa o espaço não era muito adequado para um cãozinho, portanto meus novos papis e mamis fizeram tudo para que eu me sentisse seguro e tranquilo na minha nova casa.


O primeiro cuidado deles foi em relação a cercar os ambientes com tela e/ou portãozinho para que eu não tivesse liberdade total sem supervisão; pois geralmente nas casas das pessoas existem locais que podem representar risco de acidentes para um flhote, como escadas, varandas e piscinas.


Eles também se informaram sobre produtos, plantas e alimentos que são tóxicos para os cães e retiraram do meu alcance tudo o que poderia representar um risco

à minha saúde.


Como eu ainda não havia tomado todas as vacinas e, por ser muito novo, meu sistema imunológico ainda estava em processo de fortalecimento. Por isso, foi importante eles terem higienizado muito bem toda a casa. Ah, e ainda higienizavam as mãos antes de brincar comigo ou servir minhas refeições e água.


Com a casa toda preparada para evitar ao máximo qualquer problema, meus papis e mamis montaram o meu cantinho do filhote.


Escolheram o local onde a minha cama ia ficar é também definiram qual canto da casa me pertencia, já que perto do local onde eu durmo ficam o bebedouro, o comedouro e os meus brinquedos. Esse local tem proteção do sol, é fresco

e é bem silencioso.


Ah, o papis disse que é aconselhável que o local escolhido para manter o cãozinho, pelo menos nos primeiros dias, seja alguma área na qual a família passe bastante tempo, para que ele se sinta acolhido, parte do grupo e para que todos possam monitorar o que o filhote está fazendo.


Importante! Um filhote com sono de má qualidade pode desenvolver problemas comportamentais, por isso é importante ter muita atenção na escolha do local.


Bom, agora já tenho família nova, casa nova, ambiente preparado, regras estabelecidas... qual o próximo passo? Segredo, então acompanhe os próximos capítulos!


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.


Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.