top of page

Chegando em casa e estabelecendo limites



Ao chegar na casa nova o meu papis me levou para conhecer todos os ambientes, de coleira e guia, para que eu não tivesse total liberdade e pudesse fazer algo de errado.


Ele disse que entrar em casa pela primeira vez é um momento muito importante, e o tutor só tem uma chance de causar boa impressão. Se ele fizer direito, vai se livrar de uma grande dor de cabeça. Caso contrário, terá de reabilitar seu cão desde o primeiro dia. Os limites do relacionamento serão estabelecidos nesses primeiros e importantes momentos e dependem exclusivamente dos tutores.


Acordar no horário que quiser, e não quando o filhote for acordá-lo. O cão não é um despertador. Se ele dorme na cama, condicione-o a manter-se quieto quando acordar primeiro e precisar de água ou quiser esticar as patas. Depois, ele precisa esperar calmamente até que todos se levantem e deem início às tarefas do dia.


O cão não deve implorar por comida nem interromper as refeições. Quando o líder da matilha está comendo, ninguém o interrompe. O tutor tem de estabelecer a distância que seu cão mantém da mesa e tem de ser firme em relação à regra. Não dar atenção aos olhares pidões - os ancestrais dele nunca lutaram por comida com os líderes da matilha, e isso não pode acontecer.


Alimentar o cão calma e silenciosamente, nunca quando ele estiver agitado e pulando. Ele só ganhará comida quando estiver sentado, calmo e submisso. Nunca ganhará alimento como resposta aos latidos.


A família nunca deve fazer muito alarde ao sair de casa, nem ao voltar. Se precisar deixar o cão em casa o dia todo, é necessário praticar a entrada e a saída várias vezes antes de realmente deixá-lo sozinho. Todos devem se certificar de que o cão esteja calmo e submisso sempre que alguém chegar em casa ou sair.


Todos os seres humanos da casa têm de ser um líder de matilha. Desde o bebê até o avô, o cão deve respeitar a todos e saber que ele está embaixo na disposição hierárquica. Isso quer dizer que todos os seres humanos da casa devem impor as mesmas regras, os mesmos limites e as mesmas restrições.


O profe, quer dizer, o papis também lembra que atitudes diferentes podem criar um animal instável, que se tornará muito mais difícil de condicionar a longo prazo. Liderança inconsistente gera um animal inconsistente.


Legal né? No próximo episódio você vai aprender a preparar o ambiente perfeito para o seu cãozinho. Continue acompanhando nossos posts!


 

Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.


Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.


bottom of page