Teste de Volhard - Resultado


Agora vamos conhecer como interpretar as pontuações e obter o resultado final do Teste de Volhard.


Usando a tabela abaixo, pontue a resposta de cada cãozinho:



Normalmente em um teste como esse, um mesmo filhote irá obter pontuações com uma pequena variação e prevalecendo uma delas.


Por exemplo, um filhote que receba pontuação 2 no primeiro teste, tende a receber muitos 2 durante todo o teste, com alguns resultados 1 ou 3.


Se a variação for muito grande, um mesmo filhote recebendo resultados de 1 a 6 em diferentes etapas do teste, é possível que ele seja muito instável.


O teste Restrição (facilidade de controle sob domínio físico) é um dos mais cruciais: indica como o cão reage à liderança humana.


Para crianças: O filhote com prevalência da pontuação 4, e, a seguir, da pontuação 3, será bom com as crianças e se dará bem nos treinos. O filhote que fica relaxado e não se debate durante o teste Elevação será fácil de lidar quando adulto.


Treinabilidade: Os mais facilmente treináveis são os com prevalência de pontuação 4 ou 3 ou de ambas, mesmo que tenham baixa sensibilidade ao toque, que pode ser compensada com equipamento adequado de treino. No teste Buscar, o filhote que volta com ou sem o papel está propenso a trabalhar para as pessoas. Pode ter ótimo desempenho em provas de obediência e ser, por exemplo, apto aos treinamentos mais sofisticados, como o de cão guia para deficientes visuais.


Para experts: o cão com pontos repetidos 1 ou 2 precisa de muita liderança e experiência para ser controlado. É o dominante. Especialmente se obteve 1 ponto nos testes Restrição e Elevação.


Guarda: conforme a prevalência de pontuação nos dez testes, o cão demonstrará potencial para um determinado tipo de guarda. Os cincos primeiros testes são os mais importantes, pois avaliam graus de dominância, porém os demais também devem ser levados em conta.


casa com adultos inexperientes: prevalência de 4 pontos;

casa com adultos experientes e com tempo disponível para dedicar ao cão: prevalência de 3 e 2 pontos;

guarda restrita ao uso profissional: prevalência de 2 e 1 pontos. Leigos que ficam com esses cães estão muito sujeitos a provocar acidentes.


Casos especiais: A pontuação 5 no teste Barulho Forte está bastante relacionada a timidez e medo - o melhor para esse cão é um lar calmo e silencioso. Não reagir de forma alguma ao som pode indicar surdez.


Um filhote com muitos 6 e 1, além de independente, pode ser mordedor e, se tiver pontuações 5, pode ter pânico de pessoas.


Pontuação 5 nos testes Pressão na Pata e Barulho Forte indicam um cão que pode se apavorar facilmente e morder por medo em situações estressantes.


Assim como você deve fazer quando escolhe um cão para si mesmo, escolha um cão com energia compatível à do animal que já vive na sua casa. Jamais aceite um segundo animal cujo nível de energia seja mais alto que o do primeiro. Da mesma forma que num namoro, os cães não precisam gostar das mesmas coisas para se relacionarem bem, mas precisam ter o mesmo temperamento.


É preciso tratar os dois cães igualmente - com a posição calma e assertiva de líder da matilha. Os cães que são seguidores na matilha não brigam pelas posições de número dois e três. Eles devem concentrar todas as energias em seguir as regras, limites e restrições que você impõe. Se você for um bom líder de matilha, os cães não terão outra opção além de segui-lo. Duas mentes submissas conseguem viver e brincar juntas. Duas mentes dominantes desafiarão uma à outra, transformando sua vida em um pesadelo.


Antes de apresentar um cão novo aos já existentes na casa, saia com os “veteranos” para um longo passeio. Certifique-se de que eles estejam calmos e submissos. Mesmo que você esteja nervoso com relação ao encontro de um cão novo com um velho, precisa entender que não pode passar o medo, a tensão, o nervosismo ou a insegurança para eles. Ao fazer isso, você pode tornar a experiência dos dois muito ruim. Escolha um local neutro para evitar a influência territorial e, depois de algum tempo, leve os dois para casa.


O mais importante é que você conheça seu cão antes de pensar em aumentar a “família”. Tenha certeza de que ele não se sente frustrado e não tem problemas de agressividade por dominância ou por medo. Se tiver acesso a outros cães, faça uma pesquisa para observar como o seu cão interage com eles em diversas situações.


Observe-os de perto em um parque ou quando brincarem juntos. Isso lhe mostrará que áreas do comportamento do seu cão precisam ser trabalhadas antes de levar novos amigos para casa.


Muito legal né? No próximo post vamos conhecer como escolher o comedouro e bebedouro ideais para o seu doguinho. Apesar de parecer besteira, é muito importante que esses itens sejam adequados ao porte e idade do cão.

__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.


Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.