Necessidades no lugar errado



Uma das principais reclamações dos meus tutores era sobre as necessidades no local errado. Eu fazia por toda a casa e dificilmente acertava o local correto.


O que os meus tutores não sabiam era que ensinar o local correto das necessidades demanda, essencialmente, constância. O profe disse que o processo de aprendizado leva um tempo e, nesse período, é comum que acidentes aconteçam. Por isso, a família deve ter paciência e perseverança.


Além disso, falou que a primeira coisa que a família precisa fazer quando o filhote chegar em casa é levá-lo no local apropriado para fazer suas necessidades, de preferência que fique um pouco distante de onde ele irá dormir e se alimentar.


Se a ideia é que o cão faça fora de casa, é importante deixar clara a diferença entre o que é dentro e o que é fora de casa. Muitas pessoas simplesmente deixam a porta aberta acreditando que o filhote terá acesso fácil para fora de casa. Isto por si só pode criar outro problema, já que o filhote pode não reconhecer a diferença entre as duas áreas.


Quando o filhote está aprendendo a fazer as necessidades na rua, é melhor deixar bem claro que existe a área interna de convivência e o lado de fora, sendo que são duas coisas completamente diferentes.


Uma informação bem legal! Os horários principais que os cães costumam fazer as necessidades são: logo depois que comem, pela manhã quando acordam, depois que brincam, quando já ficaram um certo tempo sem fazer xixi, ou ainda quando começam a dar sinais de que estão procurando um lugar para fazerem suas necessidades (como ficar cheirando o chão ou dando volta em torno de si mesmo).


Cães amam ser elogiados e recompensados por seus tutores, e como eles só entendem se algo está “certo ou errado”, é muito importante mostrar para o filhote que todos estão contentes com ele quando acertar o local correto. Então, tenha certeza de recompensá-lo com elogio, petisco e/ou carinho. A ideia é que o filhote associe o fato de fazer as necessidades no local correto com algo muito positivo. Evite fazer uma festa muito grande ou barulhenta, pois isso pode assustá-lo e ter o efeito reverso.


Se o filhote fizer xixi no lugar certo, mas muito na beirada do tapetinho higiênico, por exemplo, e vaze para o chão, recompense ainda assim o seu comportamento. A intenção foi boa, a mira nem tanto... :)


Para evitar esse tipo de acidente, aumentar a área coberta para ele poder fazer suas necessidades com mais espaço pode ser uma boa opção, pelo menos até ele estar bem treinado. Importante! O banheiro deve ter espaço suficiente para ele entrar e dar voltas.


Como o profe disse, ensinar o filhote a fazer as necessidade no lugar certo leva um tempo e algumas vezes o cãozinho pode fazer no lugar errado. Se o tutor vir isso acontecendo, não deve brigar com ele, pois ele pode se assustar, ficar com medo de fazer suas necessidades na frente de alguém e começar a fazer escondido. O ideal é o tutor se adiantar e levá-lo para fazer xixi ou cocô antes que ele tenha vontade e faça no lugar errado.


Se alguém da família encontrar um acidente e não tiver visto quando o filhote fez, não se deve falar nada para ele. O ideal é limpar sem que ele veja, para que não fique nenhum cheiro de urina ou fezes, o que pode estimular o filhote a fazer suas necessidades no mesmo lugar outras vezes. Os cães vivem no momento. Os tutores não podem trazer o cão de volta para o local do acidente e esperar que ele entenda o que querem dizer, pois ele nem saberá o motivo pelo o qual estão brigando com ele.


Aprender os sinais que mostram que o filhote está precisando ir pode ser muito valioso durante o processo; a maior parte dos cães cheira o chão antes de urinar e giram antes de fazer cocô.


Uma outra dica legal é escolher uma frase como “xixi!” para dizer quando quiser que o cãozinho faça as necessidades. Esta é uma associação, não um comando, porque não se deve forçar um cão a fazer suas necessidades. O objetivo é que eventualmente o cão entenda que esta é a sua oportunidade para se aliviar e deve usar este momento para isso. Criar uma rotina é muito importante para que o filhote entenda qual é o comportamento esperado!


Um dos erros mais comuns das pessoas é o de dar apenas 5 ou 10 minutos para o cão e então desistem. Caso faça um tempo que o cãozinho não faz as necessidades, provavelmente precisa fazer, mas está apenas muito distraído para conseguir.


Filhotes precisam ir ao banheiro a cada 1 ou 2 horas (dependendo da raça), bem como 15 minutos depois de comer. Se a família não estiver conseguindo num determinado momento, mas mesmo assim acredita que ele precisa fazer naquele momento, não o deixe ficar livre pela casa. O melhor é ficar com o cão preso na guia perto de alguém, ou em algum local restrito (mas não sozinho) e então tentar novamente uns 10 ou 20 minutos depois.


Se o filhote estiver tendo acidentes durante a noite, a última refeição do dia pode ser antecipada. Alguns filhotes podem ter dificuldades em controlar suas bexigas até terem 7 semanas de vida.


Lembre-se, mesmo depois que seu o cão tiver aprendido, ele vai continuar tendo acidentes. Filhotes se distraem facilmente e, às vezes, simplesmente esquecem de ir até o local correto. Cada cão possui seu próprio tempo de aprendizado, que pode variar entre dias, semanas ou meses, portanto, procure ser paciente.


Gostou? No próximo episódio quero conversar sobre os choros e latidos excessivos. Que problemão hein... mas não se preocupe, pois tudo tem solução! :)


Se o seu doguinho também apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.


Quer saber mais sobre adestramento e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.