top of page

Cães estressados: causas, sinais e como evitar



O estresse é algo muito comum em nossa rotina. Afinal, com um dia a dia corrido e tantos compromissos, é difícil se manter sempre tranquilo, não é mesmo?


Mas você já parou para pensar que, nesse mundo tão corrido, nós não somos as únicas vítimas do estresse? Pois é, essa não é uma exclusividade das pessoas e, apesar de muitas pessoas acharem que é “frescura”, os cães também podem sofrer com problemas emocionais.


E pode parecer óbvio, mas não custa nada lembrar: as necessidades caninas não são as mesmas que as nossas! Para muita gente, nada mais relaxante do que passar o dia todo em casa, sem fazer absolutamente nada. Já para os cães, não ter o que fazer é muito prejudicial e é justamente uma das causas mais comuns do estresse.


O que é o estresse?


O estresse é uma resposta biocomportamental do organismo frente a qualquer desafio capaz de perturbar a homeostase, que é a tendência que um sistema tem de agir para manter a própria estabilidade, mesmo sob condições adversas e expostas a alterações.


Falando de humanos ou de cachorros, é comum que o estresse seja confundido com tédio. Isso acontece porque boa parte das vezes esses quadros de fato estão interligados, mas em linhas gerais, o tédio costuma se manifestar quando o cão não tem nada para fazer (esse quadro é comum em cães que passam muito tempo sozinhos ou que quase não saem para passear) e quando o tédio é muito recorrente, ele pode evoluir para o estresse.


Possíveis causas do estresse


São várias as causas que podem desencadear o quadro de estresse nos cães. Algumas das situações mais comuns, variando de um cão para outro, podem ser:

- passar muito tempo sozinho;

- muito tempo ocioso, sem ter o que fazer;

- separação repentina do tutor;

- fome ou sede;

- chegada de um novo animal ou bebê na casa;

- presença de outras pessoas e animais;

- mudança de casa;

- excesso ou falta de exercícios;

- problemas de saúde;

- barulhos que provocam medo, como fogos de artifício.



Quais os sinais de que o cachorro está estressado?


Conhecendo as causas que podem levar ao estresse canino, o próximo passo é saber como identificar que o seu cão está sofrendo com esse tipo de problema.


O estresse pode causar alterações comportamentais, fisiológicas e emocionais, como por exemplo: comportamento destrutivo, latidos excessivos, hiperatividade ou letargia, se coçar e se morder repetidamente (podendo até causar feridas), automutilação, comportamentos compulsivos como lamber as patas e correr atrás da cauda, e até mesmo diarreia, vômitos e perda de apetite.


Além de reduzir o bem-estar do cachorro, ele também está associado à diminuição da imunidade e a outros problemas graves como taquicardia e aumento da pressão arterial. Portanto, se você tem um cachorro muito estressado, é bom ficar atento!


Como evitar que o cachorro fique estressado?


O ideal é avaliar a situação como um todo e não imaginar que, porque seu cão apresenta um desses sintomas, ele esteja sofrendo de estresse crônico! O ideal é antes de tudo descartar dores e doenças, portanto procure seu veterinário de confiança. Descartando essas possibilidades talvez seja necessária a ajuda de um profissional em comportamento canino.


Umas das primeiras coisas a se fazer é reconhecer quais são os gatilhos ou causas do estresse e tratá-las. Alguns exemplos:


- Se você identificou que seu cão gasta pouca energia, invista em enriquecimento ambiental e em mais interação com ele, como brincadeiras e passeios (sempre respeitando as características e personalidade do cão). Se você perceber que é o passeio que o deixa estressado, o melhor é passear menos ou em um horário diferente. Se ele já faz isso tudo, observe se está na medida certa, ele também precisa de um tempo de descanso.


- Crie uma rotina de acordo com seu estilo de vida e procure segui-la à risca, com passeios e brincadeiras. Um cachorro que sabe como será o seu dia tende a ser menos estressado e ansioso.


- Enriqueça o ambiente com diferentes tipos de brinquedos. É comum que os tutores ofereçam somente brinquedos de roer, e isso não ajuda muito em casos de cachorro estressado. Apesar deles serem importantes, é necessário estimular também outros comportamentos naturais.


A verdade é que, usando a criatividade e conhecendo as particularidades de cada cão, é possível inventar várias atividades estimulantes, mantendo-os mentalmente entretidos.


Para conhecer mais sobre opções caseiras de enriquecimento ambiental, você pode fazer o download gratuito do eBook Guia de Atividades Indoor aqui mesmo no nosso site, no link: https://www.fitdog.com.br/product-page/e-book-guia-de-atividades-indoor.



Um cachorro estressado pode sofrer muito e afetar a qualidade de vida de toda família, por isso é muito importante entender as razões que levam o seu cachorro a desenvolver o estresse canino para ajudá-lo da melhor forma!

Todo tutor faz o que acredita ser o melhor para o doguinho; por isso, pode ser difícil reconhecer quando certas atitudes afetam negativamente a vida do cachorro. Porém, repensar e modificar nosso comportamento, buscando restabelecer o bem-estar do cão, são passos fundamentais para um promover uma boa qualidade de vida a ele!






AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas neste blog devem apenas ser utilizadas para fins informativos, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado.

__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.

bottom of page