top of page

Destruição de objetos



Assim como as mordidas excessivas, a destruição de objetos é um comportamento muito comum entre os filhotes. E comigo não foi diferente! Pegava tudo que via pela frente e saia correndo.


Os gatilhos são os mesmos do que com as mordidas excessivas, mas o recondicionamento é diferente; ele é feito através do enriquecimento ambiental e do frequente gasto de energia.


O profe comentou que é preciso ter paciência e evitar as broncas. Evitar brigar também nas situações em que o cão destrói algo para chamar a atenção, porque isso fará com que ele entenda que, ao destruir as coisas, ele será recompensado com a atenção da família.


Quando o tutor perceber que o cão está mordendo algo inapropriado, o ideal é fazer algum barulho (lata ou garrafa PET com moedas ou grãos), assim a associação será negativa. A atenção deve ser concentrada apenas quando o filhote estiver mordendo algum brinquedo, incentivando assim esse comportamento.



Caso o cão esteja destruindo os móveis, a dica é colocar vinagre branco, molho de pimenta ou sprays específicos para isso e que tenham um gosto ou cheiro ruim. Esses produtos vendem em pet shops e servem justamente para afastar o animal.


Além disso, o enriquecimento ambiental é fundamental. Deixar sempre muitas opções de brinquedos para o cãozinho.


Por último, pode ser saudável transformar a casa em “à prova de cães”. Evitando deixar objetos pequenos à vista, tampando tomadas, deixando gavetas de fácil acesso trancadas, escondendo fios, etc. Estas pequenas precauções evitam que o cão crie o hábito de morder.


Pronto! Problemas comportamentais resolvidos e agora só quero saber de curtir a minha família! Bem, na verdade não. :(


Quer saber o que aconteceu? A partir do próximo post vamos iniciar mais uma série especial, agora sobre como preparar o ambiente, como estabelecer as regras e definir os limites.


 

Se o seu doguinho também apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.


Quer saber mais sobre adestramento e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.

bottom of page