top of page

Petiscos saudáveis



Os cães adoram receber agrados, e muitos deles não querem apenas receber carinho do seu tutor, e sim, os famosos petiscos. Os petiscos são utilizados em várias situações, podendo apenas ser um agrado rotineiro, como também utilizados como ferramenta de educação e adestramento dos cães.


Além dos benefícios nutricionais, muitos petiscos têm propriedades higiênicas para os dentes e gengivas. Alguns dos componentes ajudam na prevenção do mau hálito e formação de tártaro, principalmente em cães adultos.


Os petiscos também fazem bem para o desenvolvimento e crescimento de filhotes (proporcionado pela riqueza de nutrientes, principalmente, cálcio e proteínas) e auxilia no funcionamento do organismo (alguns petiscos podem ter em fibras, ômega 3, vitaminas e outros complementos que ajudam na digestão, entre outras funções).


Tipos de petiscos


Existem diversos tipos de petiscos para escolher e os mais usados são biscoitos, palitos e bifinhos (não recomendado por conta do alto teor de sódio, gordura, aromatizantes e conservantes); mas a melhor opção é a alimentação natural, pois ajuda a introduzir um estilo de vida mais saudável ao cão.



Cenoura, maçã e pera são boas opções se o cão gosta de petiscos mais crocantes. Estas frutas e vegetais têm muita fibra, são crocantes e têm muito sabor – fazem um petisco bem prático e barato.


Agora, se o cão prefere alimentos mais moles, podem ser usadas frutas como amora, morango e banana, além de batata doce e frango (sempre cozidos e sem tempero e gordura).



Apesar dos cães poderem consumir alimentos humanos, como carnes, frutas e vegetais, o nosso modo de preparo nem sempre é apropriado por causa dos temperos utilizados. Assim como alimentos adocicados, salgados, fritos e com corantes ou conservantes não devem ser oferecidos nem como recompensa.


Tenha sempre em mente a lista de alimentos a evitar: café, leite, queijos, carambola, cebola, pimenta, uva, frutas cítricas, abacate, chocolate, macadâmia, levedura, álcool, ovos crus, carne crua e frutos secos.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os petiscos podem trazer danos à saúde, principalmente quando ofertados a todo momento, visto que o animal pode adquirir obesidade, e consequentemente, desenvolver outros problemas sérios de saúde.



Receita de petisco natural


Separamos duas receitas com ingrediente naturais que você pode fazer na sua casa; elas são bem fáceis e é só seguir as instruções abaixo:


Biscoito de cenoura


Ingredientes: 1 cenoura pequena ralada, 2 xícaras de farinha de trigo integral, 1 xícara de aveia em flocos e 1 ovo

Modo de preparo: Comece misturando a farinha de trigo e a aveia. Em seguida, adicione o ovo e mexa mais um pouco. Depois acrescente a cenoura ralada e um pouco de água mineral filtrada para poder misturar com a mão. Quando a massa estiver homogênea e firme, abra com um rolo ou com a mão e corte os biscoitos no formato que preferir. Preaqueça o forno a 180 graus por 5 minutos e deixe os petiscos assarem por 20 minutos.


Biscoite de banana


Ingredientes: 2 bananas maduras, 2 colheres (sopa) de mel (puro), 2 xícaras de aveia em flocos e 1 ovo.

Modo de preparo: Primeiramente, amasse as bananas. Então, acrescente todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até uniformizar a mistura. Abra a massa e corte os petiscos no formato que desejar. Disponha os biscoitos em uma assadeira coberta com papel manteiga e leve ao forno. O ideal é preaquecê-lo a 180 graus por 5 minutos. Deixe assar por 20 minutos.


Importante:


- Apesar de todas as vantagens, os petiscos devem ser oferecidos com moderação.

- A alimentação natural é uma ótima pedida, desde que seja balanceada e orientada por um veterinário.

- Busque ajuda profissional para montar o cardápio ideal.


Por fim, lembre-se que a dieta não deve ser composta apenas de petiscos. Os cães precisam de uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários!


__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.

bottom of page