top of page

Comportamento canino



Um comportamento animal é, basicamente, uma resposta a um sinal interno ou externo. Por meio do comportamento, os animais podem agir sobre as informações que recebem de seu habitat, sempre com

a finalidade de favorecer a sua sobrevivência e seu sucesso reprodutivo.


Tudo que um animal faz pode ser caracterizado como a parte ou totalidade de um comportamento, e isso não

é o resultado de uma reflexão, ou algo premeditado, mas sim a consequência das suas próprias experiências.


E, obviamente, com os cães não é diferente!


Os cães estão o tempo todo observando e associando as situações de forma positiva e negativa, influenciando assim o seu comportamento diário e futuro. Eles não compreendem as palavras, os nomes e conceitos que lhes são ensinados, mas no entanto, associam e estabelecem conexões entre tudo o que acontece ao seu redor.


O problema é que muitos tutores esquecem disso e, principalmente, de que nós e os cães somos espécies diferentes, com necessidades e comportamentos diferentes. Os cães, de fato, são capazes de muitos dos processos mentais que nós humanos temos, porém, em um nível muito mais básico, e os cães certamente não possuem o senso de certo e errado em termos de códigos morais ou éticos. Assim, eles não têm o senso de culpa, e este conceito é frequentemente um dos mais difíceis dos tutores compreenderem. Esta é a razão pela qual o cão não aprende bem através de punições.


Além disso, muitas vezes os tutores humanizam e tratam o cão como uma criança, e ainda querem que ele se mantenha comportado, em silêncio, e que aprenda tudo por “telepatia”. Porém, um cão não é uma criança, e não está preparado para se tornar uma; assim, acaba sendo recompensado sem querer pelo seu “mau” comportamento.


Quando sabemos disso e avaliamos suas atitudes não mais segundo as nossas próprias percepções, mas sim segundo as percepções dos cães, estaremos dando um passo gigante em direção à compreensão das suas reações e, consequentemente, de uma percepção mais próxima dos seus desejos, necessidades e intenções.


Como já foi dito, todo comportamento que um cão apresenta é um comportamento natural instintivo, porém

em condições desfavoráveis para que ele expresse seus comportamentos naturais e suas necessidades básicas fisiológicas, físicas e mentais, alguns comportamentos podem se tornar um problema.


E qual é a origem dos problemas comportamentais?


Os problemas comportamentais em cães têm três origens: conflito, frustração e medo. Mas a maioria acaba sendo ensinada, recompensada e estimulada (muitas vezes imperceptivelmente) pelos próprios tutores que, por não compreenderem a maneira como os cães se comunicam e aprendem, acabam tratando-os de maneira errada, consequentemente causando problemas como ansiedade, hiperatividade, agressividade, fobias, dentre outros.


Vale destacar também que alguns problemas comportamentais também podem ser causados (e intensificados) por gatilhos, como falta de socialização, experiências negativas, excesso de humanização, recompensa involuntária, falta de liderança e energia acumulada.



Nunca esqueça de que um cão mau comportado é um cão desequilibrado, e para se comportar bem (e ser equilibrado) ele deve ter aprendido desde o início aquilo que ele pode, deve ou não deve fazer. Por isso,

é fundamental estabelecer regras e as exercitar diariamente, assim o cão vai saber como deve se comportar diante das inúmeras situações do dia a dia.


E, por último, é importante dizer que o tutor não precisa ser rígido ou agressivo com o seu cão, mas sim agir com clareza, equilíbrio e, acima de tudo, com coerência; sempre com associações positivas como elogios, carinhos

e, claro, petiscos.


__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.

Comments


bottom of page