top of page

Doenças renais: causas, sintomas e prevenção




Não tem jeito, à medida que os cães envelhecem, os rins tendem a não trabalhar mais como antes e, assim como com a gente, isso pode comprometer todo o funcionamento do organismo.


Às vezes, isso não chega a trazer maiores complicações, mas é preciso ficar atento! As doenças renais estão entre as principais causas de óbito entre animais domésticos acima dos 7 anos de idade e, em graus diversos, chegam a acometer até 60% da população de cães e gatos idosos.


Por isso é importante entender as causas, os sintomas e saber como prevenir e tratar o seu animalzinho!


O que são doenças renais?


Uma doença renal pode ser caracterizada pela incapacidade dos rins de filtrar o sangue, destinando as impurezas para a urina. Nas doenças renais, os rins não conseguem exercer as funções que fisiologicamente são esperadas como, por exemplo, evitar a perda excessiva de água. Isso significa que o animal com problemas renais tende à desidratação e ao acúmulo, no sangue, de ácidos e de moléculas que deveriam sair na urina.


O principal desafio com as doenças renais é que nem sempre um cão com insuficiência renal sente dor a ponto de não conseguir se locomover normalmente. O avanço da doença é gradativo e silencioso, e muitas vezes só ocorre o diagnóstico quando o quadro já está bem grave.


É justamente por isso que as consultas de rotina são tão importantes! Além de relatar qualquer mudança de comportamento ou hábito no cão, o tutor pode conversar com o veterinário para que ele avalie se há necessidade de solicitar exames complementares, como de sangue, de urina e ultrassom abdominal.



Quais são as causas?


As doenças renais podem ter diversas causas diferentes; algumas delas são:


- Fatores genéticos;

- Infecções;

- Inflamações;

- Em consequência da idade avançada;

- Intoxicação;

- Alimentação inadequada;

- Em decorrência de outras doenças, como infecções ou problemas cardíacos;

- Presença de parasitas.


Determinar a causa da doença é fundamental, pois a partir daí o veterinário vai recomendar o tratamento mais adequado.

Quais são os sintomas?


Você pode suspeitar de que seu cão está com algum problema renal a partir dos seguintes sinais:


- Aumento da ingestão de água;

- Alteração no volume diário de urina (para mais ou para menos);

- Vômito;

- Diarreia;

- Diminuição do apetite e posterior emagrecimento;

- Hálito forte;

- Cansaço e fraqueza.


É importante destacar que essas alterações acontecem também em outras doenças, por isso é imprescindível que o diagnóstico seja feito por um veterinário de sua confiança, o que pode ser facilitado se o cão for submetido a uma rotina de check-ups, pelo menos duas vezes ao ano.


Sem tratamento, as doenças renais podem causar comprometimento cardiovascular, digestivo, hematopoiético (reduzindo a produção de células vermelhas do sangue), esquelético e neurológico.



Prevenção


Assim como acontece conosco, os hábitos saudáveis são a chave para a prevenção de grande parte das doenças que acometem os cães.


Com o avanço da idade, é esperado que as funções renais diminuam, mas as chances de isso acontecer mais lentamente são maiores se o cão tiver se mantido saudável durante toda a vida.


Sendo assim, veja o que pode ser feito:


- Deixe sempre água limpa e fresca à disposição;

- Tenha mais de um pote em diferentes locais da casa;

- Incentive exercícios físicos e brinque com ele sempre que possível;

- Ofereça dieta rica e balanceada, com rações de qualidade e específicas para a idade e o porte do animal;


E, claro, faça visitas regulares ao veterinário de para obter orientações corretas sobre como proceder.


Lembrando que, assim como acontece com qualquer doença, um diagnóstico precoce, seguido por um tratamento adequado, pode proporcionar mais qualidade de vida e aumentar o tempo de sobrevida do seu doguinho.



AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas neste blog devem apenas ser utilizadas para fins informativos, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado.

__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.

bottom of page