top of page

Cuidado com as unhas do seu cão



Além de protegerem as pontas dos dedos, as unhas caninas podem ser usadas para se coçar, segurar objetos, cavar e são essenciais para dar mais equilíbrio ao cão na hora de andar e correr.


Conforme aprendemos nas aulas de biologia, o tecido das unhas é composto principalmente por células mortas que são continuamente empurradas por novas camadas. Externamente, elas possuem uma camada grossa e dura de queratina com formato arredondado, ao contrário das unhas humanas que são achatadas, e podem variar a coloração de acordo com o animal.


As unhas caninas se desgastam naturalmente em passeios em pisos irregulares, como concreto e asfalto, porém muitos cachorros não passeiam o suficiente, além de viverem em pisos lisos que não favorecem o desgaste, sendo necessário o corte regular.


Principalmente o ergot, que é um quinto dedo que muitos cães possuem (principalmente nas patas dianteiras) e, por não ter contato direto com o chão, acaba crescendo mais do que as outras unhas e é mais suscetível a enroscar e quebrar.



Se você leva o seu cachorro para tomar banho no pet shop, é bem provável que o corte de unhas já esteja incluso no pacote. Mas, se você tem o hábito de dar banho no cão em casa, um jeito fácil e eficaz de identificar a hora de cortar as unhas dele é ficando atento aos sons da casa; se as unhas já fazem um tique-tique cada vez que o cão caminha, é hora de cortá-las.


Mas, antes disso, alguns cuidados devem ser tomados! As unhas dos cães são vascularizadas e possuem terminações nervosas conhecidas como sabugo. Essa parte da unha pode sangrar e causar muita dor ao animal, caso seja cortada.


Se o seu cão tiver unhas claras, você deve conseguir ver o sabugo como uma linha rosa claro (mantenha uma distância de, no mínimo, 2 mm do sabugo). Porém, se ele tiver unhas escuras ou pretas, o cuidado deve ser maior por não ser possível essa identificação dos vasos. Para ajudar, procure um pontinho escuro no centro da borda recém-cortada, é onde começa o sabugo.



O ideal é que o corte seja feito a cada 15 dias, evitando que as unhas cresçam a ponto de prejudicar a saúde do cãozinho. Unhas compridas podem machucar os tutores, outros animais durante brincadeiras e também os próprios cães, além de causar problemas de mobilidade, ferimentos nas patas e até mesmo doenças musculares e ósseas.

Por isso mantenha as unhas do seu cão sempre aparadas!


Mas, mesmo com todos os cuidados, eventualmente pode acontecer de uma delas enroscar em algum lugar e quebrar. Se isso acontecer e você não perceber imediatamente, pode ser que o local esteja inflamado. Geralmente a unha fica com uma secreção purulenta e mau cheiro. O cachorro pode lamber o local com frequência, e até mesmo começar a mancar.


Se você perceber que a unha está quebrada, mas não há sangue e o cachorro não dá sinais de dor, tudo indica que a quebra aconteceu em uma parte onde não há vasos sanguíneos. A área aberta tende a cicatrizar com os dias e com o crescimento da unha. Caso seja necessário, você pode retirar a parte quebrada usando o cortador de unhas para cães.


Agora, se estiver sangrando, o primeiro passo é estancar o sangramento! Você pode pressionar o local com gaze e algodão limpos, ou colocar farinha de trigo, amido de milho ou algum pó hemostático na ferida. Além disso, aplique uma pomada antibiótica sem prescrição para prevenir a infecção.


Para evitar que o cão acesse a região e possa se machucar ainda mais, você também pode fazer uma atadura de gaze estéril e esparadrapo, enrolando o local com firmeza suficiente para evitar dificultar a circulação sanguínea da pata.



Caso você não se senta confortável fazendo isso, o mais indicado é levar o cãozinho ao veterinário para que ele avalie e faça o procedimento adequado!


DICAS

  • Apare só a ponta da unha. Sempre corte de cima para baixo, e tente cortar perpendicularmente à unha. Evite cortar a unha em ângulo;

  • Quando for começar a cortar as unhas das patas traseiras do seu cão, deite-o de lado. Isso tornará mais fácil acessar e segurar as patas traseiras;

  • Sempre tenha à mão alguns petiscos para ajudar no processo, principalmente nas primeiras vezes em que você cortar as unhas do céu cãozinho.


__________________________________________________________________________________


Se o seu cão apresenta problemas comportamentais e você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a gente. Atendemos presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo (SP) e online para qualquer lugar do mundo. Confira a nossa página de Serviços para mais informações.Quer saber mais sobre adestramento de cães e comportamento canino? Confira a seção Cursos do nosso site e faça a sua matrícula. Os cursos são online, com certificado, com suporte online integral realizado por um especialista em comportamento canino, e são teóricos (texto, imagens e infográficos), de forma que você pode ler e consultar conforme a sua disponibilidade.


bottom of page